segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Preparação para a Redação

Escrever não é uma tarefa simples. É um ato indivudual onde o educando abre as portas do seu mundo interior para nele mergulhar nas idéias.
Quem não está acostumado a escrever, se perde no emaranhado de suas próprias idéias, sentimentos e emoções, quando o seu mundo interior está desorganizado. É a partir daí, que entra a importante tarefa do professor: preparar o educando para o processo de produção de um texto.
Há várias estratégias para uma proposta de redação: debate, dramatização, sensibilização e outros recursos como: filmes, gravuras, músicas e leituras...
É preciso criar um ambiente bem descontraído para que o aluno não se iniba ao escrever sobro e tema proposto.
Seja o mediador desse processo professor, dê aos seus alunos a oportunidade de pensar, imaginar, sentir.
Com certeza as idéias vão transbordar.

Etapas da produção de texto:
Etapa 1 – propor um tema do centro de interesse do aluno
Etapa 2 – preparar o aluno para a redação através de debate, desenho, dramatização e sensibilização.
Etapa 3 – produção do texto rascunho. O aluno deverá escrever sem se preocupar com parágrafos, pontuação, ortografia.
Etapa 4 – propor o intercâmbio de texto entre alunos, colegas e professores, com descontração e respeito.
Etapa 5 – reescrita crítica de texto (passar a redação a limpo).
Etapa 6 – Avaliação.
Etapa 7 – Correção.
- A correção poderá ser: em dupla, em grupo, coletiva (a classe toda corrige a mesma redação).
- correção individual (o professor comenta e corrige).
-
O que observar numa redação.
Aspecto estético: - caligrafia - parágrafos - margens regulares - travessão
Aspecto gramatical:
- ortografia - acentuação - concordância - pontuação - colocação pronominal - regência verbal
Aspecto estilístico
- repetição de palavras - frases longas -emprego de palavras desnecessárias - uso de adjetivos inexpressivos - presença de elementos (conectivos) da língua falada - prolixidade
Aspecto estrutural
- presença de um conflito básico (ou de uma idéia central) - seqüência lógico – temporal
- seqüência entre as idéias - presença de aspectos pertinentes à idéia central - mundo interior da personagem (o que sente e pensa) - seleção das falas da personagem - caracterização física ou psicológica da personagem - criação de suspense - introdução clichê - desfecho clichê - coerência do foco narrativo
Como corrigir uma redação
Aspecto estético
- melhore a letra - faça letra legível - cuidado com a caligrafia - evite rasuras
- indique parágrafos - faça parágrafos - use travessão em parágrafos - diminua o tamanho do travessão
Aspecto gramatical
- acentue as palavras sublinhadas - observe a grafia correta das seguintes palavras
- consulte no dicionário a grafia correta das palavras grifadas - empregue corretamente a pontuação.
Aspecto estilístico
- evite repetição de uma mesma a palavra - elimine as palavras grifadas -frase confusa, reescreva – a, reestruture – a, escreva-a de outra forma. - frase muito longa, reescreva – a.
Aspecto estrutural
- detalhe este momento da personagem. - aprofunde este instante da história - conte o que a personagem pensou, sentiu. - faça sua personagem pensar. - diga o que sua personagem sentiu.
- explore o mundo interior da sua personagem. - descreva a personagem, o ambiente, o lugar, este objeto. - apresente alguns detalhes da personagem, do ambiente, do lugar, deste objeto.
- elimine estes fatos. São desnecessários ao contexxto da história. - aproxime-se mais de sua personagem. Apresente detalhes significativos, importantes, novos, sugestivos. - faça sua personagem pensar. - elimine estas falas. São desnecessárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário