segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Poesia é arte, arte é poesia

* Levar o aluno a perceber a diferença entre um texto narrativo e um texto poético.
* Identificar as rimas nos versos e levá-los à construção de novas rimas e poesias.
* Perceber a estrutura da poesia, como os versos e as estrofes, comparando com a estrutura de um texto narrativo, frases e parágrafos.
* Mostrar que uma história também pode ser escrita em forma de poesia, valorizando as rimas.
* Levar o aluno a perceber que uma música pode ser cantada ou simplesmente recitada, pois algumas poesias ganham a melodia e viram música.
* Despertar a curiosidade e motivá-los a escrever suas próprias poesias, podendo até criar melodias, deixando que eles expressem seus sentimentos e emoções.

Formulação dos problemas

* Qual é a diferença entre uma poesia e um texto de jornal, uma história em quadrinhos e um texto do livro didático?
* Quem já leu alguma poesia?
* O que é rima? Vamos brincar de rimar?
* Qual é o tipo de leitura que vocês preferem? Gibis, revistas, jornal...

Tempo da atividade: 3 aulas

Material a ser utilizado

* Livros com textos, livros infantis, livros de poesias, livros didáticos, jornais, revistas, gibis etc.
* Folhas de papel ofício, cartolina, massinha de modelar, papéis coloridos, hidrocor, lápis de cor, latas de leite, cola, giz de cera, tintas, tesoura etc.
* Livro: ABC quer brincar com você, de José Santos e Alcy da Companhia Editora Nacional

Temas transversais
Ética: Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade. Trabalho coletivo, compartilhar descobertas.

Pluralidade cultural: Educação: diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas.

Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos.

Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação lingüística.

Execução Sensibilização

Concretização 1ª Aula: Criando a poesia

* Identificar com o grupo a diferença entre um texto narrativo e um texto poético.
* Ler várias poesias, letras de músicas e histórias.
* Brincar de cantar e mudar a letra de uma determinada música (paródia).
* Escolher qualquer palavra em grupo e listar todas as palavras que rimam, fazendo assim vários grupos de palavras.
* Colocar em exposição na lousa. Com base nessa lista, os alunos poderão montar a sua própria poesia.
* Mostrar que algumas palavras às vezes rimam e não têm a mesma grafia. Exemplo: mal e mingau.

2ª Aula: Pintando a poesia

* Colocar cinco poesias em uma caixa e ir sorteando, uma a uma, para serem lidas.
* Pedir aos alunos que individualmente indiquem a que mais gostaram.
* Dividir em pequenos grupos, de acordo com a escolha feita. Pedir que eles desenhem uma cena ou figuras sobre a poesia escolhida, utilizando o material escolhido por eles, livremente. Pode ser hidrocor, tinta ou giz de cera.
* O desenho poderá ser individual ou coletivo, em uma mesma cartolina.
* Fazer um mural, separando os desenhos com suas respectivas poesias.
* O interessante dessa atividade é observar a riqueza dos trabalhos com a diversidade dos materiais utilizados, em um único contexto: a poesia escolhida.

3ª Aula: Poesia e sucata

* Dividir a turma em grupos de quatro alunos, recitar cinco poesias e posteriormente inventar uma música para cada uma.
* Confeccionar com sucata instrumentos musicais, para tocá-los na apresentação das músicas.

Integração

Português: produções de texto (compor letras de música e poesias), conhecer algumas fábulas contadas em versos.

Artes e teatro: dramatização da poesia, esculturas com massinha, desenhos com tinta e utilização de sucata.

Informática: reprodução das poesias e músicas.

Música: integrar a música com a expressão corporal, inventando gestos e movimentos com o corpo. Trabalhar o ritmo, não só das músicas como também das poesias, fazendo as marcações com as palmas.

Exposição: A exposição dos trabalhos pode ser feita para toda a comunidade escolar.

Conclusões e aplicações

* Possibilidade de os alunos criarem suas próprias rimas e poesias.
* Participação ativa em todas as atividades propostas em sala.
* A musicalidade e o ritmo deram vida na interpretação e na leitura das poesias.
* Os alunos se sentirão mais motivados a escrever outras poesias.

Livro:ABC quer brincar com você

Autores: Alcy, José Santos

Retirado do site: eaprender

Nenhum comentário:

Postar um comentário