segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Jornalistas de Mentirinha

Algumas imagens ficaram famosas mundialmente, como o bombeiro ame­ricano carregando o corpo inerte de uma criança vítima da bomba em Oklahoma ou o jogador Baggio, da Itália, ajoelhado com as mãos no rosto em frente ao gol depois de perder o pênalti que deu o título ao Brasil numa Copa. Se é verdade que uma foto vale por mil palavras, que tal você "vender" as fotos aos alunos em troca de um bom texto?
1. Esse é o tipo de atividade que você pode ir preparando com bastante antecedência: recorte fotos bem intrigantes de jornais e revistas, como um. menino de rua vestido de Papai Noel dormindo ao relento, assim como os textos que as acompanham.
2. Espalhe só as fotos no chão e peça para que cada aluno escolha aquela que mais lhe chama a atenção. Embora cada um possa ter a sua própria foto, uma mesma figura pode ser escolhida por mais de um aluno.
3. Peça que cada um imagine e escreva, para entregar, uma história que poderia ser ilustrada com a cena escolhida. Se houver um espaço ao ar livre e o clima ajudar, esta é uma ótima oportunidade para realizar um trabalho fora da sala de aula, contribuindo para a motivação dos alunos.
4. Na aula seguinte, monte um painel com as fotos acompanhadas de suas histórias, inventadas e verdadeiras. Outra possibilidade é voltar a distribuir as fotos no chão e ler um resumo dos artigos que correspondem a elas, e pedir que os alunos tentem descobrir a que foto cada artigo se refere. A curiosidade é uma ótima maneira de atrair os alunos, principalmente crianças e adolescentes, para o mundo das notícias, ao qual a maioria deles é tão avessa.
Variações:

* Quando você dispuser de pouco tempo, peça aos alunos que escrevam cinco perguntas, e não um texto, sobre uma das fotos. Você distribuirá então os artigos, explicando que o objetivo é contar quantas perguntas têm respostas no texto original. Cada pergunta com resposta vale um ponto, e quem obtiver mais pontos ganha.
* As perguntas poderão ser também aproveitadas para uma atividade de dramatização, em que alguns alunos serão os repórteres e outros serão os entrevistados sobre os acontecimentos (fictícios ou verdadeiros) que digam respeito às fotos.

Sugestão:

* Se você tiver uma câmera à disposição, filme os alunos lendo suas "reportagens" com ar de apresentador ou fazendo suas entrevistas "ao vivo". Permita que eles ensaiem para aperfeiçoar entonação e clareza na leitura. De­pois das filmagens, mostre o noticiário completo para a turma, que com certe­za se divertirá com o resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário